Governo do Ceará

Telefones úteis

Rede Social

  • EducacaoCeara
  • EducacaoCeara
  • EducacaoCeara
  • photos/123957969@N07/sets/
  • seduc_ceara
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto

Aulão no Dia dos Namorados na EEM Mons Furtado veio para causar

AULAO-MONS FURTADO

 

 

A E.E.M. Monsenhor Furtado (CREDE 6, Meruoca-CE) promoveu pela internet uma aula interdisciplinar de História e Literatura para seus alunos no Dia dos Namorados.  De autoria dos professores Gilmar Clio e Valdemir Cândido, o projeto foi um sucesso. Poderíamos já falar de um novo método educacional, apropriado ao século XXI? É possível que se tenha já feito algo desse tipo, mas não com a mesma inter e transdisciplinaridade de linguagens e códigos e com os rigores de um evento de palco como o foi deste aulão que teve como tema o amor. E mesmo que alguns (os mais chatos) possam tecer críticas como "enrolação" não as caberão porque teve conteúdo pesquisado e planejado tanto em Literatura como em História.

 

Com o título “Amar, verbo intransitivo -dos amores históricos aos crushes virtuais, um ‘fica’ de História com a Literatura”, o aulão teve como conteúdo de História o Período Colonial, Inconfidência Mineira, Independência do Brasil e Escravidão Negra no Brasil e na Literatura o Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo e Naturalismo.

 

O evento obedecia a um roteiro temático (sobre o amor) que incluía abordagem dos conteúdos pelos dois professores, perguntas rápidas a serem respondidas pelos alunos, questões mais demoradas com respostas mais subjetivas, apresentações artísticas e leituras de textos feitas por outros professores da mesma escola de áreas diferentes.

 

A leitura (conteúdo-método) abria todos os conteúdos de cada bloco; as competências e habilidades, a visão de mundo e a interação dos sujeitos aprendentes defendidos por educadores como Perrenoud foram realizados; a interdisciplinaridade e a intertextualidade foram possíveis; a interculturalidade através de linguagens como poesia, teatro, música e performances também foram vivenciadas e até mesmo a produção textual (ainda um problema para os meios digitais devido a plágios) foi contemplada. E tudo isso numa plataforma digital eletrônica com sinal de internet local considerado baixo para grandes capitais do mundo.

 

Os autores conseguiram colocar colegas de outras áreas não apenas como expectadores, mas como interlocutores ativos do processo do ensino. Com este tipo de aula a escola conseguiu ultrapassar a esfera dos sujeitos escolares quando teve como convidados outras instituições como a cena artística musical, teatral, educadores de outras cidades, universitários e ex-alunos.

 

Para completar a audácia pedagógica dos dois autores do projeto, setores da economia local como pequenas empresas e negócios foram mobilizados como apoio a doações e serviços deixando um recado implícito que a educação é investimento e o melhor espetáculo de se ver. Porque é isto que chamamos a uma aula tão rica em sujeitos, mídias e metodologias - um espetáculo - que veio abrir alas para mostrar o novo normal na Educação.

 

 

 

 

Calendário

Outubro 2020
D S T Q Q S S
27 28 29 30 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

CREDE 06 - Sobral- Av. Coronel José Euclides Ferreira Gomes, N° 1398, CEP: 62043-070, Bairro Dr. Juvêncio de Andrade, Sobral/Ce - Fone: (88) 3677.4289 - 3677.2089

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados